História

Em meados de 1946 as famílias pioneiras iniciaram a devoção com uma imagem de Santo Antônio em cima de um toco de madeira onde rezavam o terço. No mesmo ano, foi construído mini-capitel de 2x2 onde cabiam apenas o Padre e o Sacristão. No verão do mesmo ano foi celebrada a primeira Missa pelo Padre Luiz Sponchiado.

Contudo, o vilarejo era chamado São Gabriel, e havia também uma forte devoção a este Arcanjo, e por providencia divina, veio morar nestas terras o Sr. Cassiano Fontes, ferroviário aposentado, que cedeu a primeira imagem do Arcanjo.

Com o passar do tempo a população foi crescendo e junto com ela a devoção, tornando-se forte a devoção a São Gabriel. Com o intuito de um dia criar paróquia e ter o seu pároco, foi construída uma Igreja maior já no centro da cidade em 1968, a qual em 1970 foi erigida como Paróquia dedicada ao Arcanjo São Gabriel. Seu primeiro Pároco foi o Rev. Padre Evanir Matielo.

Com o crescente número de pessoas, a Igreja tornou-se mais uma vez pequena para acolher a demanda de fieis. Então no ano de 2003 foi iniciada uma reconstrução de uma nova Igreja. Esta Igreja aos poucos foi tomando forma em tamanho e beleza. O revestimento em pedras preciosas faz com que ela se torne diferente das outras. Hoje é a única no mundo revestida com mais de 40 toneladas de Pedras Ametistas. Pedras estas, que são extraídas deste solo.

Esta Igreja foi inaugurada e consagrada no dia 28 de setembro de 2008, sendo única no mundo, tornou-se um centro turístico, acolhendo visitantes do mundo inteiro.

Padroeiro Arcanjo São Gabriel

Vegetable Farm

A cidade de Ametista do Sul tem como seu padroeiro o Arcanjo São Gabriel.

Gabriel arcanjo e seus anjos são os mensageiros das boas notícias, ajudam-nos a dar bom rumo e direção à nossa vida, dão-nos compreensão e sabedoria. É a ele que recorremos quando necessitamos desses dons. Por isso devemos, sempre, agradecer por sua colaboração com nossas sinceras orações, em especial nos dias 24 de Março e 29 de Setembro, quando é festejado por todo o Povo de Deus, a Igreja de Cristo.